19 de fevereiro de 2010

Como Interpretar a Bíblia?

REGRA DE OURO: “Quando a interpretação direta, imediata e literal das escrituras faz sentido, não procure nenhuma outra interpretação. Portanto:

Interprete cada palavra no seu sentido literal, usual, costumeiro e mais comumente usado, a não ser que os fatos do contexto imediato indiquem clara e indiscutivelmente o contrário, quando estudados à luz de passagens correlatas e de verdades fundamentais e axiomáticas.”

Dr. David L. Cooper

Algumas palavras chaves para entender a Bíblia:

1) SER SALVO: 1Co 2:14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

2) LER: diariamente.

3) PEDIR , PROCURAR EXPLICAÇÃO E DESDOBRAMENTO: Lc 24:27. “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes [aos 2 discípulos de Emaús] o que dele se achava em todas as Escrituras.”

4) INTERPRETAR como DEUS QUER. Não como você quer ou outro grande homem quer. 2Pe 1:20. “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.”

5) NENHUMA ESCRITURA PODE SER INTERPRETADA DESTRUINDO AS OUTRAS 2Pd 1:20. “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.”

6) PEDIR E PROCURAR QUE A VERDADE SEJA “ABERTA”: Lc 24:32. “E disseram um para o outro [os 2 discípulos de Emaús]: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?”

7) COMPARAR ESCRITURA COM ESCRITURA. Casar uma com outra. 1Co 2:13. “As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.”

8) DISCERNIR, DISTINGUIR, DIVIDIR AS ESCRITURAS: He 5:14. “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Um versículo pode falar só aos judeus, outro aos crentes, outro aos falsos professos, outro da dispensação (período) da Lei, outro da Graça, um do julgamento dos crentes (só para dar galardões), outro dos descrentes (para condenar ao Lago de Fogo), etc. Precisamos fazer distinção.

9) PREGAR, proclamar as verdades divinas. At 8:35. “Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.”. Comermos sem exercitarmos nos faz fracos e não fortes.

0 comentários:

Postar um comentário